fbpx

5 perguntas que você deve fazer ao praticar qualquer atividade física

5 Atividade Fisica Diabete

Texto por Emerson Bisan

A pergunta que mais escuto é: “qual é a glicemia ideal para iniciar uma atividade física com segurança?”.

Costumo dizer que é importante mantermos a glicemia dentro do intervalo preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120mg/dl e 150mg/dl. Busco esse intervalo pra começar qualquer atividade que requeira atenção, seja uma corrida, uma palestra, uma defesa de tese, uma entrevista, etc.

Intervalo de segurança segundo diretrizes da SBD (SBD, 2015). Divulgação.

Esse intervalo me traz segurança para minimizar ao máximo possível a chance de uma hiperglicemia ou hipoglicemia, o que prejudicaria a minha concentração, coordenação e capacidade de tomar decisões, desde a escolha das palavras numa palestra até aumentar ou reduzir a velocidade durante uma corrida.

Esse intervalo me traz segurança para minimizar ao máximo possível a chance de uma hiperglicemia ou hipoglicemia, o que prejudicaria a minha concentração, coordenação e capacidade de tomar decisões, desde a escolha das palavras numa palestra até aumentar ou reduzir a velocidade durante uma corrida.

Mas nem sempre é assim. Na grande maioria das vezes, nos preparamos durante anos para uma competição ou prova, e, na “hora h”, a glicemia não estava como gostaríamos. Por isso, é preciso saber lidar com qualquer variável para realizar uma atividade física com prazer, conforto e segurança.

Hipoglicemias podem acontecer. Saia sempre com “carboidrato pra dar volta ao mundo”. Divulgação

Para isso, vou ensinar a vocês as 5 perguntas que você deve fazer ao praticar qualquer atividade física. Essas perguntas podem, e devem, ser feitas antes da tomada de cada decisão, pré-atividade,  durante e pós-atividade física:

  • Qual é a sua glicemia naquele momento?
  • Quando foi a sua última refeição?
  • Você tem insulina ativa? Ou sua medicação oral ainda está agindo?
  • Quanto tempo vai durar a sua atividade?
  • O que você tem em mãos para corrigir uma hipoglicemia?
Emerson Bisan monitorando a glicemia durante uma ultramratona. Divulgação.

Com essas perguntas temos as principais variáveis a serem consideradas e uma quantidade infinita de decisões a serem tomadas para assegurarmos a realização de uma atividade física com autonomia e segurança.

O segredo é se preparar, mas estar também preparado para lidar com o inesperado.

Sempre procure um profissional de educação física antes de iniciar uma nova atividade física, e não se esqueça de conversar com o(a) seu(sua) médico(a) sobre os ajustes de dose e medicação oral.

Resultado de um trabalho entre atleta, médica e prof.de educação física. Divulgação.


Emerson Bisan é profissional de educação física, proprietário da assessoria Nova Equipe, ultramaratonista, educador em diabetes e coordenador de exercício físico do Correndo pelo diabetes. Convive com diabetes tipo 1 desde 1995.

Emerson Bisan
CREF 002828-G/SP

No comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *